Gonçalo Empis, 2023.
General Manager Carl Zeiss Vision Portugal.
Sócio-Fundador AASO
A sustentabilidade é um fator-chave para inovações que criam maior valor agregado para a sociedade. Na ZEISS este fator-chave, está firmemente ancorado na nossa estratégia. É parte essencial do nosso compromisso com o planeta e as gerações futuras, ou não estivesse o ADN ZEISS arreigado a uma Fundação.
O Programa de Sustentabilidade do Grupo, criado em 2020, evidencia isso mesmo e aponta os objetivos e questões de foco estratégico: proteção climática, economia circular e valor agregado para a sociedade.
Um caminho que tem mais de 175 anos e que sempre se pautou por estabelecer diariamente novos objetivos para enfrentar a nossa responsabilidade social, e fixar ações cada vez mais sustentáveis dentro de toda a empresa. Por exemplo, esforçamo-nos diariamente para usar menos água, energia e plástico na produção de lentes, para reduzir as nossas emissões de CO2.
A fim de tornar o processo de produção de lentes o mais sustentável possível, revemos e melhoramos continuamente os nossos procedimentos. Estamos a desenvolver métodos que nos permitem fabricar lentes com cada vez menos entrada de materiais e substituir equipamentos de produção obsoletos por aparelhos com eficiência energética.
Desejamos abandonar o conceito de que a automação é, por si só, eficiente. Para esse efeito, empregamos esforços na busca de parâmetros ideais e capazes de resultar no menor consumo de energia e no menor volume de produção de resíduos. Não é apenas o volume de materiais usados que tem impacto no desenvolvimento sustentável, mas também as matérias-primas em si. Com o uso de uma quantidade significativa de materiais de base biológica, desenvolvemos, por exemplo, lentes solares mais ecológicas e oferecemos aos clientes uma opção sustentável.
Também ao nível das embalagens, e como parte do nosso compromisso de utilizar materiais sustentáveis e reciclados, desenvolvemos um novo conceito de embalagem. Caixas de cartão totalmente recicláveis e sacos produzidos a partir de material 100% reciclado de garrafas PET.
As metas são claras e até 2025 a ZEISS irá reduzir em 10% os seus resíduos, em 15% o seu consumo de água e em 20% o consumo de energia.
Do ponto de vista da criação e valor para a sociedade a nossa missão passa por criar valor agregado para uma sociedade mais sustentável. Por isso, um dos nossos valores corporativos é atuar de forma responsável e permitir “uma visão nítida para todos”. Neste pilar apoiamos diversas iniciativas locais, por exemplo em regiões desfavorecidas ou em desenvolvimento que não dispõem de recursos profissionais e logísticos para oferecer correção visual à população. Passa também por alocar anualmente 13% da nossa receita a pesquisa e desenvolvimento.
Na ZEISS acreditamos que a sustentabilidade e o sucesso dos negócios estão intrinsecamente ligados, é por isso que somos diferentes e uma marca de confiança.
Gonçalo Empis, General Manager da Sola Optical desde 1999 até 2005 e da Carl Zeiss Vision desde 2006 até hoje.