Sónia Lopes 2023.
Ortoptista
Sócia AASO
Foi através de um artigo publicado numa Revista de Informação Especializada e Profissional do Sector da Ótica que tomei conhecimento da AASO e não hesitei em inscrever-me como associada, pois acredito que precisamos de criar caminhos para uma sustentabilidade cada vez maior no sector da Ótica.
A importância de criarmos um mundo mais sustentável está diretamente relacionada com a qualidade do mundo que desejamos para as gerações futuras. É urgente criar condições para uma economia e estilos de vida cada vez mais responsáveis na utilização dos recursos naturais do planeta, se desejamos que seja essa a verdadeira herança a deixar aos nossos filhos, netos e bisnetos.
No nosso dia-a-dia as palavras “sustentável” e “sustentabilidade” são cada vez mais utilizadas, mas será que estão a ser verdadeiramente colocadas em prática?
É certo que muitas medidas já foram tomadas nesse sentido mas não são de todo suficientes para reverter a situação, até porque eliminar a utilização de plásticos em determinados produtos mas passar a utilizar, de uma forma desmedida, o papel e cartão parece-me um pouco contraproducente.
É necessário Reduzir Consumo Excessivo. No entanto, estas são palavras que juntas apresentam não só a solução como o maior impedimento para uma implementação inequívoca e global de medidas mais assertivas no que diz respeito ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Numa sociedade em que somos constantemente estimulados para o consumismo é necessário encontrar um equilíbrio, é preciso criar um mundo sustentável para preservar a saúde do nosso planeta mas que, ao mesmo tempo, sustente a nossa economia… Não é fácil, muito menos rápido de se conseguir!
A poluição do planeta, assim como as suas consequências no hoje e amanhã, não é só da responsabilidade do sector da ótica mas também é… e a solução para o problema não depende apenas dos profissionais deste sector mas também depende…
Por isso, é tão importante o nosso contributo de forma ativa em Associações como a AASO, no desenvolvimento e implementação de uma “economia circular”. Promover os “corredores de recolha de resíduos do mercado da ótica” está ao nosso alcance e deve ser colocado em prática de forma rápida e conscienciosa.
Já foram dados grandes e importantes passos no sentido de uma maior sustentabilidade na indústria da ótica, mas é necessário continuar a procurar soluções na redução da utilização de materiais poluentes no fabrico e na redução da utilização excessiva de plásticos / cartão na distribuição dos produtos para as nossas óticas.
Podem também ser desenhadas opções de reutilização de expositores publicitários, assim como prazos de validade cada vez mais longos para a utilização de cartazes/imagens publicitárias, até porque a nossa sociedade é cada vez mais digital. Já não faz sentido dependermos de catálogos em papel assim como não faz sentido trocas constantes de cartazes ou expositores publicitários, que multiplicados por todas as óticas do país representa um desperdício enorme de papel/cartão/etc. As óticas devem apostar cada vez mais em meios tecnológicos/digitais, plataformas online e redes sociais para a promoção dos seus produtos.
Promoção de uma imagem comum do sector para informar e sensibilizar os nossos clientes para ações de recolha de armações e lentes oftálmicas usadas para doação, através de uma Associação Comum responsável por tratar e encaminhar estas doações de forma séria e honesta. Estas doações devem também ser divulgadas nas redes sociais dessa associação para que o cliente que doou possa comprovar e sentir o impacto positivo da sua ação.
É importante continuar a relembrar os utilizadores de lentes de contacto e de soluções de limpeza como e onde devem descartar as suas lentes de contacto usadas, embalagens plásticas dos blisters, frascos das soluções e caixas de cartão.
Podemos também promover a reutilização dos frascos dos líquidos de limpeza das lentes oftálmicas e disponibilizar nas nossas óticas uma estação de reabastecimento própria para o efeito. Reduzimos o custo para o cliente, para a ótica e para o ambiente.
Apostar no envio das faturas para o cliente final por email, é uma medida já adotada por muitos e que deve ser incentivada por todos.
Tentar minimizar o consumo de água e/ou a poluição da mesma, optando por circuitos fechados nos equipamentos utilizados nas nossas oficinas, assegurando a segurança dos mesmos.
É um longo caminho mas acessível e, antes que seja imposto, é possível de ser devidamente desenhado de forma economicamente viável através da união de esforços e desenvolvimento de mais ideias que de certo culminarão em ações que a todos orgulhará.
Esta é a minha motivação e esperança para o futuro da AASO.